segunda-feira, janeiro 17, 2005

Da América Profunda I ou Science - 1 Bible Belt-0

Li hoje, no sempre excelente (mesmo para uma leiga nos domínios da Ciência como eu) Conta Natura, que este "disclaimer " ,

"This textbook contains material on evolution. Evolution is a theory, not a fact, regarding the origin of living things. This material should be approached with an open mind, studied carefully and critically examined."

aposto nos livros escolares do Estado da Geórgia, para prevenir e proteger as jovens mentes da perfídia da Teoria de Darwin sobre a Evolução das Espécies é inconstitucional.

O Juíz do Tribunal Federal da Geórgia considerou e, a meu ver, bem, que o "disclaimer" punha em causa a separação entre a Igreja e o Estado, imiscuindo as teorias criaccionistas em questões educativas.

É mais pelo que se subentende, pelo perigo de imiscuir aquilo que são apenas opções pessoais, do foro estritamente espiritual, com o dever de Educar do Estado, que se quer concretizado em obediência ao princípio fundamental da laicidade, que apoio incondicionalmente esta decisão e rejeito com veemência quaisquer tentativas de tornar a Ciência mais coincidente ou compatível com a Religião, através, como aconteceu neste caso, da inclusão de avisos nos livros escolares.

Porque não se trata de coincidências ou compatibilidades, nem sequer de auto-exclusão, a Religião e a Ciência caminham paralelas no estrito respeito pelas opções fundamentais de cada um, para que todos possamos livremente decidir, em face do conhecimento que temos ao nosso dispor, qual o caminho que a nossa espiritualidade deve seguir, ou até, se ela deve seguir algum.