sexta-feira, novembro 26, 2004

Se "és de esquerda és..."

Ainda as categorizações fáceis...
Dizia-me hoje um amigo que eu não sou de esquerda.
Discutíamos animadamente mais um desaire político do executivo de Santana Lopes e ante a possibilidade, avançada por mim, de ser a esquerda a ganhar as próximas eleições legislativas, ainda que com maioria relativa, dado não ser de todo descabido tentar prever que não será com maioria absoluta, porque é este o maior partido de oposição que temos e nem com as vitórias dadas de bandeja...(mas isso é outro post!), fui acusada de falta de rigor.
Pasme-se. O Sócrates não é de esquerda e eu também não.
Ser de esquerda é ter, para alguns, um conjunto de características que, a inexistirem, impossibilitam a identificação com o ser-se "ideologicamente de esquerda".
Ainda, portanto, as categorizações fáceis...
Reza, com o desconto dado à óbvia e sugestiva aguarela, mais ou menos assim a compartimentação...
Se és de esquerda és...com certeza, estalinista, tens um poster do Fidel no quarto, só lês autores de esquerda, tens a "fashion sensitivity" de uma Odete Santos, achas que o Estado deve controlar até o que comes... e acreditas piamente que a Coreia do Norte é uma democracia.
E ainda as cumulações...
Se fores mulher e de esquerda és feminista e odeias os homens.
Se fores homem e de esquerda és feminista e odeias os homens.
Se fores hetero e de esquerda preferias ser gay.
Se te faltar alguma destas características não és de esquerda verdadeiramente, apenas uma pálida sombra...se te faltarem todas ou és um buraco negro político ou então és de direita.
Convenhamos, isto não funciona por "indices de subordinação" como a qualificação do contrato de trabalho.
Eu sou de esquerda e o Sócrates também é.